Territórios Negros e Ações Afirmativas


EGBÉ
Territórios Negros e Ações Afirmativas


O Grupo de Trabalho “EGBÉ - Territórios Negros e Saúde” é coordenado pela Doutora em Psicologia Miriam Cristiane Alves (Oloriobá) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e faz parte do Grupo de Pesquisa “Processos e Organizações dos Pequenos Grupos”, coordenado pelo Prof. Dr. Nedio Seminotti. 

Foi constituído com o objetivo de estudar as interlocuções entre saúde e Religiões de Matriz Africana e Afro-Brasileiras, bem como:
  • Dar visibilidade acadêmica aos conhecimentos, valores e modo de produzir saúde presentes nas Comunidades Tradicionais de Terreiro;
  • Propor estratégias de interlocução entre SUS (Sistema Único de Saúde) e Comunidades Tradicionais de Terreiro para que novas redes de apoio e cuidado à saúde e à saúde da população negra possam se constituir, possibilitando a otimização de recursos humanos e a potencialização de equipamentos sociais;
  • Problematizar as produções contemporâneas sobre as relações étnico-raciais e políticas de ações afirmativas para a população negra na área da saúde.
A palavra Egbé vem do Iorubá e significa comunidade, sociedade.


Pesquisadores/as:
Prof. Dr. Nedio Seminotti
Prof. Titular do Pós-Graduação em Psicologia
nedio.seminotti@pucrs.br

Profª. Dra. Míriam Cristiane Alves
Doutora
oba.olorioba@gmail.com


Auxiliares de Pesquisa e Bolsistas:
Débora Bissigo Boff
Guilherme Silva Rebuelta Neves –BPA/PUCRS
Rodolfo Walber – PROBIC/FAPERGS 

Informativo de Eventos

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde / Núcleo-RS 

Atualização em DST/HIV/AIDS e Controle Social de Políticas Públicas em Saúde pelos Terreiros"


Pesquisas em Andamento

"CONHECIMENTO MÍTICO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE NA RELAÇÃO SUJEITO-ORIXÁ"

O conhecimento mítico não se distingue do conhecimento científico pela veracidade do saber, eles possuem modos diferentes de racionalização que produz sujeitos e subjetividades em um contexto sócio-cultural específico. Discussões em torno dos processos de subjetividade no campo da psicologia apresentam importante produção acadêmica. No entanto, quando se trata da articulação entre psicologia e religiões, em especial as afro-brasileiras, os estudos são incipientes. Assim, uma das questões fundamentais que se coloca nesse campo é como os mitos, símbolos, signos e significados dos orixás ajudam os sujeitos a crescerem e subjetivarem-se no contexto das religiões de matriz africana. Esta pesquisa em andamento objetiva refletir sobre a construção do conhecimento mítico e a produção de subjetividade na relação sujeito-orixá em uma comunidade tradicional de terreiro. Está sendo realizada a partir de princípios teórico-metodológicos qualitativos do estudo de caso e do pensamento sistêmico complexo em Edgar Morin. São participantes o Sacerdote/Babalorixá e fiéis de uma comunidade tradicional de terreiro de Porto Alegre/RS. Na coleta de dados esta sendo utilizado entrevistas abertas com o Babalorixá, oficina de fotografia com fiéis do terreiro, observação participante e diário de campo. Na análise dos dados haverá cotejo entre as formas textuais produzidas na observação e as imagens produzidas pelos participantes, objetivando validar, dar sentido e confluência à relação entre textos e imagens. O terreiro é um espaço marcado por uma noção de sujeito que se constitui na relação entre o mundo físico e o espiritual. Mundos que coexistem e se complementam constituindo uma unidade cósmica onde todos os elementos estão conectados, embora individualizados e singularizados no sujeito.

Órgão Financiador: MCT/CNPq/MS-SCTIE-DECIT
Apoio: Áfricanamente 


"SAÚDE MENTAL E RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA COMUNIDADE TERREIRO"

Vários estudos têm identificado a importância das religiões na produção da saúde mental dos sujeitos. Observa-se que de modo geral os fenômenos religiosos produzem efeitos positivos na vida pessoal, nas relações sociais, nos comportamentos e nas representações sociais sobre a relação saúde/doença. Não obstante, quando se trata da relação entre as religiões de matriz africana e a saúde mental de seus fiéis, os cultos religiosos e os ritos que incluem a manifestação da divindade no sujeito que lhe é veículo, ainda são interpretados enquanto manifestações histéricas e ou psicóticas desde o ponto de vista da psicologia e da psiquiatria. O presente estudo objetiva compreender os modos de produção de saúde mental nas religiões de matriz africana, identificar e propor estratégias de interlocução entre os saberes e as práticas terapêuticas das comunidades terreiro e os saberes e as práticas dos serviços públicos de saúde mental. A pesquisa está sendo realizada a partir de princípios teórico-metodológicos qualitativos do estudo de caso. São participantes os sujeitos que constituem a comunidade terreiro Ylê Axê Iyemonjá Omi Olodô, localizada na Vila São José em Porto Alegre. Como instrumentos para coleta de dados estão sendo utilizados: observação participante, diário de campo, entrevista individual, grupo de discussão e registro audiovisual. Dentre os resultados preliminares podemos apontar que a comunidade terreiro é um espaço marcado por uma rede interna de acolhimento, aconselhamento e tratamento de seus fiéis para problemas ou dificuldades vividas no âmbito das relações interpessoais, profissionais, da saúde física ou psíquica. O processo identitário está intimamente ligado à produção de saúde mental. 

Órgão Financiador: MCT/CNPq/MS-SCTIE-DECIT
Apoio: Áfricanamente


Artigos Publicados:
  1. ALVES, Miriam Cristiane; SEMINOTTI, Nedio. Atenção à Saúde em uma Comunidade Tradicional de Terreiro. Revista de Saúde Pública – USP, 2009.
  2. ALVES, Miriam Cristiane, SEMINOTTI, Nedio.O pequeno Grupo e o Paradigma da Complexidade em Edgar Morin. Psicologia USP, 2006. (Publicado)
    ("http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/lng_pt/pid_0103-6564/nrm_iso)
  3. ALVES, Miriam Cristiane; SEMINOTTI, Nedio. O Pequeno Grupo "Oficina de Capoeira" no Contexto da Reforma Psiquiátrica Revista Saúde e Sociedade, São Paulo, 2006.
    (http://apsp.org.br/saudesociedade/XV_1/artigo%2005_revista%2015.1.pdf)
  4. SEMINOTTI, Nedio ; SCARPARO, Helena ; MORAES, Maria Lúcia Andreoli de; ALVES, Miriam Cristiane. Olhando e vivendo grupos- reflexões sobre uma prática. Psicologia Argumento, v. 24, p. 73-80, 2006. -
    (http://www2.pucpr.br/reol/index.php/PA?dd1=443&dd99=view)

Trabalhos Apresentados em Eventos:
  1. XII Encontro Regional Sul da ABRAPSO. Relações Coletivas, Conhecimento Mítico e Produção de Subjetividade em uma Comunidade Tradicional de Terreiro. 2008 (Participação em eventos/Outra)
  2. XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS Sujeitos, Orixás e Subjetividade em uma Comunidade Tradicional de Terreiro. 2008 (Participação em eventos/Outra)
  3. IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS, Conhecimento Mítico e Produção de Subjetividade na Relação Sujeito-Orixa. 2008. (Participações em eventos/Outra).
  4. Atualização em DST/HIV/AIDS e Controle Social de Políticas Públicas em Saúde pelos Terreiros. 2008. (Outra).
  5. VI Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros.O Terreiro de Batuque como Espaço de Produção de Saúde mental. 2008. (Outra).
  6. VIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Saúde Mental e religiões de Matriz Africana: um estudo de campo em uma comunidade terreiro. 2007. (Participações em eventos/Outra).

Produção Técnica:
  1. ALVES, Miriam Cristiane ; SEMINOTTI, Nedio ; CARVALHO, P. P. . Saúde Mental e Religiões de Matriz Africana: um estudo de caso em uma comunidade terreiro. 2009. (Relatório de pesquisa).
  2. ALVES, Miriam Cristiane . A Equipe Multidisciplinar como Dispositivo Terapêutico em Saúde Mental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Biblioteca Grupo de Trabalho EGBE:

Os livros podem ser consultados no grupo de pesquisa com agendamento prévio por e-mail.
(pequenosgrupos@pucrs.br)

ANDRADE, A.L.; SELEME, A.; RODRIGUES, L. H.; SOUTO, R. Pensamento Sistêmico Caderno de Campo. Porto Alegre: BOOKMAN, 2006. 

ANJOS, José Carlos Gomes de. No Território da Linha Cruzada: a cosmopolítica afro-brasileira. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ Fundação Cultural Palmares, 2006. 

AUGRAS, Monique. Alteridade e Dominação no Brasil. Rio de Janeiro: Nau, 1995. 

AUGRAS, Monique. Todos os Santos são Bem-Vindos. Rio de Janeiro: Pallas, 2005. 

AUGRAS, Monique. O Duplo e a Metamorfose. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 

BARROS, José Flávio Pessoa de. Na minha casa: preces aos orixás e ancestrais. Rio de Janeiro: Pallas, 2003. 

BARROS, José Flávio Pessoa de. Fogueira de Xangô, o Orixá do Fogo. Rio de Janeiro: Pallas, 2005. 

BARROS, José Flávio Pessoa de. EWÉ ÒRÌSÀ. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2.ed, 2003. 

BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. 

CAPONE, Stefania. A busca da África no Candomblé: tradição e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Pallas, 2004. 

CASSIRER, Ernst. Indivíduo e cosmo na filosofia do Renascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 

CASSIRER, Ernst. Ensaio Sobre o Homem. São Paulo: Martins Fontes, 2005 

CASSIRER, Ernst. Linguagem e mito. São Paulo: Perspectiva, 2006. 

CORRÊA, Norton F. O Batuque do Rio Grande do Sul: antropologia de uma religião afro-riograndense. São Luís, Editora Cultura & Arte, 2006. 

DIMENSTEIN, Gilberto. Quebra-cabeça Brasil. São Paulo: Ática, 2005. 

DAVIS, Darien J. Afro-brasileiros hoje. São Paulo: Selo Negro, 2000. 

Dicionário Larousse: Inglês/Português – Português/Inglês. São Paulo: Larousse do Brasil, 2006. 

DIMENSTEIN, Gilberto. Quebra-cabeça Brasil. São Paulo: Ática, 2005. 

ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 

ELIADE, Mircea. Mitos, sonhos e mistérios. Lisboa: Edições 70, 2000. 

ELIADE, Mircea. Ritos de iniciação e sociedades secretas. Lisboa: Ésquilo, 2004. 

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 2007. 

ELIADE, Mircea. Tratado de história das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 

FANON, Frantz. Los condenados de la tierra. Brochura: Fondo de Cultura, 2001. 

FANON, Frantz. Pele negra mascaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. 

FONSECA, Maria Nazareth Soares. Brasil afro-brasileiro. 2 ed., 1.reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 

FREYE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. São Paulo: Global, 2006. 

GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor. Rio de Janeiro: Record, 2006. 

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. 

HALL, Stuart. Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A EDITORA, 2006. 

HASENBALG, Carlos. Discriminação e Desigualdades Raciais no Brasil. Belo Horizonte: Ed. UFMG, Rio de Janeiro; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005. 

HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 26.ed, 1995. 

KI-ZERBO, Joseph. História da África Negra. Lisboa: Editora Europa-América, v.2, 1991. 

LAPLANTINE, François. Aprender etnopsiquiatria. São Paulo: Brasiliense, 1998. 

LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento Selvagem. Campinas, SP: Papirus, 1989. 

LODY, Raul. Jóias de axé: fios-de-contas e outros adornos do corpo: a joalheria afro-brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. 

LODY, Raul Giovanni da Matta. Cabelos de axé: identidade e resistência. Rio de Janeiro: Ed Senac Nacional, 2004. 

LODY, Raul. Atlas Afro-Brasileiro: cultura popular. Salvador: Edições Maianga, 2006. 

LODY, Raul. Dicionário de arte sacra e técnicas afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2006. 

LODY, Raul. O povo do santo: religião, história e cultura dos orixás, voduns, inquices e cablocos. São Paulo:WMF Martins Fontes, 2006. 

LODY, Raul. Seis pequenos contos africanos sobre a criação do mundo e do homem. Rio de Janeiro: Pallas, 2007. 

LOPES, Nei. Logunedé. Rio de Janeiro: Pallas, 2002. 

LOPES, Nei. Novo Dicionário BANTO do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2003. 

LOPES, Nei. Enciclopédia Brasileira da diáspora africana. São Paulo: Selo Negro, 2004. 

LOPES, Nei. Kitábu: o livro do saber e do espírito negro-africanos. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2005. 

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006. 

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2007. 

MORIN, Edgar. A Religião dos Saberes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 

MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2008. 

MORIN, Edgar. O método 2: a vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2005. 

MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2008. 

MORIN, Edgar. O método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2007. 

MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 

MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX Volume 1: Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. 

MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX Volume 2: Necrose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. 

MORIN, Edgar. Meus Demônios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Ijuí, 2007. 

MORAES, Maria Cândida. Pensamento Eco-Sistêmico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. 

MUNANGA, K.; GOMES, N. L. O Negro no Brasil Hoje. São Paulo: Global, 2006. 

MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 

PARES, Luis Nicolau. A formação do Candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007. 

REIS, Eneida de Almeida dos. Mulato: negro-não-negro e/ou branco-não-branco. São Paulo: Editora Altana, 2002. 

ORO, Ari Pedro (org.). Religião e Política no Cone Sul: Argentina, Brasil e Uruguai.São Paulo: Attar, 2006. 

OSORIO, Luis Carlos. Psicologia Grupal: Uma nova disciplina para o advento de uma era. Porto Alegre: Artmed, 2003. 

SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. 

SODRÉ, Jaime. A influência da religião afro brasileira na obra escultórica do Mestre Didi. Salvador: EDUFBA, 2006. 

SOUZA, Ricardo Timm de. Em Torno à Diferença: Aventuras da Alteridade na Complexidade da Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Lúmen Júris, 2008. 

TURRA, Cleusa; VENTURI, Gustavo (Orgs). Racismo Cordial: a mais completa análise sobre preconceito de cor no Brasil. São Paulo: Ática, 1998. 

VERGER, Pierre Fatumbi. African Legends of orishas: Leyendas africanas de los orichas. Bahia: Gráfica Santa Marta, 2006. 

VERGER, Pierre Fatumbi (fotos); Youssef, Maria da Penha B. (texto). A vida em sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005. 

VERGER, Pierre Fatumbi (fotos); Youssef, Maria da Penha B. (texto). Crianças. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005. 

VERGER, Pierre Fatumbi (fotos); Youssef, Maria da Penha B. (texto). Influências: olhar a África e ver o Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005. 

VERGER, Pierre Fatumbi (fotos); Youssef, Maria da Penha B. (texto). O mundo do Trabalho. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005. 

WHITE, John R.; FREEMAN, Arthur S. Terapia Cognitivo-comportamental em Grupo: Para populações e Problemas específicos. São Paulo: Roca, 2003. 

WITTER, Nikelen Acosta. Dizem que foi feitiço: as práticas de cura no sul do Brasil.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. 

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